Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Eventos

Cineteatro São Luiz recebe Concerto gratuito com a participação de quatro grupos de referência musical

Imagine um Concerto Musical gratuito que reúne Orquestra de Cordas, Camerata de Violões, Duo de Piano e Violino e Coral Infantojuvenil ? As apresentações são resultado de um processo de formação, iniciado há quatro anos pelo Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), com jovens residentes em bairros de maior vulnerabilidade social em Fortaleza. O Concerto será realizado dia 3 de dezembro, às 16 horas, no Cineteatro São Luiz.

Os músicos, educandos do Programa de Música Jacques Klein, criado pelo IBLF, fazem parte dos grupos de referência da instituição. A Orquestra Jacques Klein, formada em 2014, reúne 18 músicos. Durante o Concerto, irá interpretar compositores como Johann Sebastian Bach e Georg Friedrich Händel.

A Camerata de Violões, constituída também em 2014, tem 12 integrantes escolhidos no curso de violão do Programa Jacques Klein. No repertório, Heitor Vila Lobos, Luiz Gonzaga e Pixinguinha. O Coral Infantojuvenil do IBLF é composto por 35 crianças e jovens, entre sete e 16 anos, que irão cantar músicas populares diversificadas. Dois educandos, um no piano e outro no violino, apresentarão para a plateia o 2o Minueto de Bach.


Histórico

O Concerto é a expressão de uma formação musical que se iniciou em 2012, quando os alunos do Programa de Música Jacques Klein, do IBLF, aprenderam os primeiros acordes musicais. O grupo era constituído por 60 jovens residentes do Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré. Parcerias com a Fundação Carlos Pinheiro, em 2013, e a Universidade Federal do Ceará, em 2014, possibilitaram a criação de outros dois núcleos do Instituto nos bairros Henrique Jorge e José de Alencar, respectivamente.

Quatro anos marcaram uma evolução no tempo e na proposta do projeto, que hoje reúne 400 crianças e adolescentes, entre sete e 20 anos, que participam dos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e canto coral, todos tendo a iniciação musical como base comum.

Além da música, a instituição mantém o Programa de Karatê Bushi No Te, que significa mãos de guerreiros, onde são atendidos 200 alunos entre quatro e 20 anos. Os 520 educandos da instituição e seus familiares são acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, pedagogos e assistentes sociais por meio do Programa Envolver de Desenvolvimento Humano.


Programação

Duo de Piano e Violino
2o Minueto de Bach (2’)

Camerata de violões - Regência Armando Costa
Carinhoso – Pixinguinha; 4’
Algodão – Luiz Gonzaga e José Dantas; 3’-4’
Gavota Choro - Heitor Vila Lobos; 4’-5’

Orquestra Jacques Klein – Regência Maestro Arley França
Aria – Bach
Amazing Grace – domínio público
Jesus Alegria dos Homens – Bach
Aleluia – Händel

Coral Infantojuvenil - Regência Clara Luz
Adeste Fideles - Domínio Público
Yonder come day - Judith Cook Tucker
Here comes the Sun – George Harrison

Os três grupos de referência juntos – Orquestra Jacques Klein, Camerata de Violões e Coral Infantojuvenil
Benke – Milton Nascimento
Agnus dei – Michael Smith

Horário: 16 horas
Local: Cineteatro São Luiz – Praça do Ferreira - Centro

Realização
O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza - IBLF é uma organização sem fins lucrativos, que contribui desde 2012 com o desenvolvimento humano e a transformação social através da educação musical, do karatê e da formação cidadã.

Informações:
Bia Fiuza Barros (Diretora do IBLF) – 991816000 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Giovana de Paula (Assessoria de Comunicação) – 99982.0608 – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: www.iblf.org.br
Facebook: institutobeatrizelaurofiuza

Patrocínios, apoios e agradecimentos
Ministério de Cultura, Secretaria de Cultura do Ceará, Gera Maranhão, Plataforma Sinfonia do Amanhã, Enel, Vivo e Clóvis Mapurunga Advogados.