Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Eventos

Orquestra Jacques Klein abre programação cultural do Festival Fartura Fortaleza neste sábado (21)

A Orquestra Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, abre a programação cultural da segunda edição do Festival Fartura Fortaleza, que acontecerá nos dias 21 e 22 de maio, na Praça das Flores. A apresentação da orquestra acontece às 13h, no dia 21 (sábado), no palco principal.

O evento é o primeiro a ser realizado na Praça das Flores, que passou por reforma e foi entregue neste último domingo (15), em solenidade oficial que contou a presença do Governador do Estado, Camilo Santana e do Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio.

Além de toda a programação gastronômica que conta com 100 profissionais da gastronomia, entre chefs de cozinha e produtores, atrações musicais e teatrais. o festival contará ainda com apresentações culturais e atrações artísticas musicais nos dois dias. Marcos Lessa se apresenta cantando o álbum “Manera FruFru Manera”, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, fará uma à Tropicália; para celebrar a música nordestina, se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte; Bloco Os Belchior, sucesso no carnaval de Fortaleza; Paula Tesser e Nayra Costa. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos.

Os ingressos para o Festival Fartura Fortaleza custam R$ 15 e podem ser adquiridos nas lojas da Sucré Patisserie. Todo o valor arrecadado pela venda de ingressos será doado para o Conselho Comunitário de Ações Sociais do Conjunto Vila Velha - CE, instituição indicada pela primeira dama de Fortaleza, Carol Bezerra.


Sobre a Orquestra Jacques Klein

Formada por 18 músicos, a Orquestra Jacques Klein é um dos grupos referência abrigadas no Projeto Jacques Klein, do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza - IBLF. No ano passado, a Orquestra fez 13 apresentações só no segundo semestre, onde 7 foram na capital, 4 no interior do Estado e Região Metropolitana (Guaramiranga, Pindoretama, Maranguape e Aquiraz) e 2 em São Paulo, uma delas sendo um intercâmbio com o Projeto Guri que também trabalha com formação musical.

A Orquestra é apenas uma das iniciativas do Programa de Música do IBLF, que atende 400 alunos nos cursos de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano, violão e canto coral. O programa pedagógico tem duração de seis anos e proporciona uma formação técnica de qualidade, trabalhando desde o desenvolvimento cognitivo na infância, até a apreciação musical na adolescência. Os alunos de maior desempenho participam de grupos musicais de referência, tal qual a Orquestra Jacques Klein, a Camerata de Violões, o Coral Infantojuvenil e o Grupo de Pianos. É realizado anualmente um seminário com participação de outras ONG's, escolas e faculdades de música: o Encontro Jacques Klein, que visa estimular o intercâmbio entre alunos e docentes, além de discutir as perspectivas do mercado de música do estado. São realizadas também palestras, oficinas e residências artísticas para os alunos e professores ao longo do ano, além de ser estimulada a participação dos alunos em festivais e o intercâmbio com outros projetos e orquestras.

Por fim, o programa de música do IBLF conta com um material didático próprio, uma coleção de apostilas que integra composições pedagógicas e exercícios, especialmente desenhada para os cursos ofertados. Há uma turma de canto coral adulto por núcleo, para acolher os familiares dos alunos que desejam ingressar na música.

O Instituto Beatriz e Lauro Fiuza trabalha a formação de excelência em música e karatê, oferecendo cursos e programas gratuitos para crianças e adolescentes em áreas de risco de Fortaleza. As ações pedagógicas são implementadas dentro de uma perspectiva transformadora, ajudando cada aluno a desenvolver ao máximo seu potencial dentro destas duas áreas de interesse. Formamos músicos e atletas competentes, e acima de tudo, formamos cidadãos responsáveis e inovadores, aptos enfrentar desafios.


SERVIÇO:

Orquestra Jacques Klein - abertura do Festival Fartura Fortleza

Onde: Praça das Flores (Desembargador Moreira e Padre Antônio Tomás) - Palco Principal

Quando: 21 (sábado), às 13h


Programação Cultural Completa

Sábado (21 de maio)

Palco Principal

13:00 Orquestra Jacques Klein / Instituto Beatriz e Lauro Fiuza

14:30 Cainã Cavalcante e Michel Pipoquinha

16:00 Carlinhos Patriolino + Macaúba do Bandolim

18:00 Paula Tesser

19:30 Orquestra de Sanfonas do Ceará

21:00 Marcos Lessa canta Manera FruFru Manera (Fagner)


Palco 2

12:00 Grupo Garajal com Oficina Jogo de Palhaço + Espetáculo Circo Alegria

14:00 Companhia Intinerante de Malabares com oficina de Malabares + Circo Lúdico Experimental com espetáculo Tiquinho de Nada

15:30 Dona Zefinha - O Circo sem teto da lona furada dos Bufões

18:00 Música de Videogame Orquestrada

19:30 Di Freitas (Cariri)


Domingo (22 de maio)

Palco Principal

13:00 Kaya no Choro

14:30 Marimbanda

16:00 Adelson Viana e Nonato Luis

18:00 Bloco Os Belchior

19:30 Lorena Nunes (show em homenagem à Tropicália)


Palco 2

12:00 Cia Camarim - Os Palhaços, Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho

13:30 Grupo Formosura de Teatro - Boi Estrela

15:00 Circo Tupiniquim - As estripulias do Macaco Simão

18:00 Orquestra de Barro Uirapuru

19:30 Nayra Costa


Fonte:
Assessoria de Comunicação