Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

Eventos

III Semana da Música

III Semana da Música do IBLF promove integração e criatividade dos alunos

Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) realiza evento com aspectos de “show de calouros” para crianças e jovens, durante os dias 21 e 26 de maio. Alunos são estimulados a pensar repertório e divulgação de suas apresentações

Em uma sociedade cada vez mais tecnológica e individualizada, um grande desafio educacional é estimular o convívio e a socialização entre os jovens. Para atrair mais interação entre seus alunos, o Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) realiza a Semana da Música, entre os dias 21 e 26 de maio, em seus três núcleos de ensino. O evento estimula crianças e adolescentes a pensar em apresentações, arranjos e repertórios de forma autônoma e independente.

Em sua terceira edição, a Semana da Música do IBLF começa a partir de segunda-feira (21) e se estende até o sábado (26). Parecido como um “show de calouros”, o evento visa estimular nos alunos o senso de liderança e criatividade para executar suas exibições. Pais, amigos e comunidade são convidados a prestigiar os educandos que, nos anos anteriores, promoveram apresentações de músicas clássicas a músicas populares.

Os alunos participantes são responsáveis por formar seus grupos, ou apresentar-se individualmente, pensando em repertório e formas de conseguir “curtidas”. Nas edições anteriores, a equipe IBLF constatou o engajamento e a participação de familiares e amigos por meio das redes sociais. Durante a II Semana da Música do IBLF, em 2017, 15.226 pessoas foram alcançadas no período do evento. A expectativa agora é de aumentar esse número.

No primeiro dia de evento, as apresentações acontecem na Fundação Carlos Pinheiro, no bairro Henrique Jorge. Já no segundo e terceiro dia, na Casa de José de Alencar e na Sede do IBLF, nos bairros José de Alencar e Passaré, respectivamente.

Na quarta-feira (23), os vídeos de todas as apresentações serão postados na página oficial do Facebook do Instituto, para votação pública. Os grupos dos três vídeos com o maior número de curtidas, de cada núcleo, serão selecionados para a culminância do evento, no sábado (26), às 9 horas, na Escola José Carvalho, em Messejana. Equipamentos de som e instrumentos musicais, assim como transporte para alunos e familiares, no dia da culminância, estão garantidos pela instituição.

 

Programa de Música Jacques Klein

O Programa de Música Jacques Klein, braço artístico do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF), realiza formação musical de excelência para 450 crianças, adolescentes e jovens, entre sete e 20 anos, em bairros de alta vulnerabilidade e risco social de Fortaleza. Trabalhando desde a infância o desenvolvimento cognitivo e a apreciação pela música, o Programa oferta cursos gratuitos de canto coral, contrabaixo, iniciação musical, piano, viola, violão, violino e violoncelo.

Suas atividades também são apresentadas em projetos de concertos em escolas e espaços públicos, residências artísticas, intercâmbios com outras instituições e seminários. Criado em 2012, o Programa Jacques Klein tem quatro grupos de referência, os quais realizam apresentações dentro e fora Ceará. São eles: a Camerata Cordas Cearenses, o Coral Vozes de Iracema, o Grupo Conversa das Teclas e a Orquestra Jacques Klein.

Atuando inicialmente no Conjunto Jardim União II, no bairro Passaré, o Programa firmou parceria em 2014 com Universidade Federal do Ceará (UFC), através da Casa de José de Alencar, no bairro José de Alencar. Atualmente suas atividades também acontecem em dois núcleos de extensão de ensino: Fundação Carlos Pinheiro, no Henrique Jorge; e Escola José Carvalho, em Messejana. Neste último através do Projeto Musicalizando.



Serviço

III Semana da Música do IBLF

Onde: Núcleos do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza

Sede IBLF: Rua Elias de Freitas nº 996, Passaré (Jardim União II)

Casa de José de Alencar: Av. Washington Soares, 6055, Messejana

Fundação Carlos Pinheiro: Rua Audízio Pinheiro, 298, Henrique Jorge

Escola José Carvalho: Rua Clodoaldo Arruda, 1300, Messejana

Quando: Entre os dias 21 e 26 de maio

Gratuito e aberto ao público