Instituto se profissionaliza e traz filosofia Suzuki para Fortaleza

IBLF investe na filosofia suzuki para a profissionalização de seus colaboradores e abre oportunidade de formação para músicos cearenses.
IBLF investe na filosofia suzuki para a profissionalização de seus colaboradores e abre oportunidade de formação para músicos cearenses.
Escola “boa” pode até ser sinônimo de “bons” resultados, mas será que somente a qualidade da instituição basta para o alto desenvolvimento de crianças e adolescentes? Diversas respostas são possíveis para essa questão. Porém, um fator importante que contribui com a evolução intelectual e social dos alunos, e portanto não pode ser esquecido, é o acompanhamento familiar no sistema educacional.
As motivações para se iniciar uma prática esportiva podem ser as das mais variadas. Saúde e lazer são as causas mais lembradas por muitos. Porém, existe algo que o esporte realiza, que vai muito além do cuidado com o corpo: a integração social. Ela pode até não ser uma demanda prévia, mas certamente é uma finalidade essencial.
Os resultados nos exames se tornaram o grande foco das escolas e dos alunos de hoje. Estimulamos as crianças e adolescentes a estudar para obter boas notas, comparando-os sempre aos demais, e valorizando características como inteligência e talento. Para muitos, este é o único caminho para garantir que estes jovens ingressem em universidades de qualidade, se formem bons profissionais e tenham um futuro brilhante. Mas será mesmo que os estamos ajudando a atingir suas melhores possibilidades?
Este trabalho visa a relatar uma experiência de Estágio de uma estudante de graduação em música da Universidade Federal do Ceará, na Unidade Universitária Núcleo de Desenvolvimento da Criança, com crianças de 03 e 04 anos de idade, nas turmas do Infantil 03 e 04. O foco deste artigo é mostrar uma proposta de musicalização infantil que objetivou a integração entre o movimento corporal, a voz e a música, trabalhando os parâmetros sonoros e o encantamento que a mesma pode proporcionar. A apresentação dos resultados denota os episódios que identificam momentos importantes onde a música e as atividades, em geral, moveram o interesse e engajamento das crianças, fomentando o protagonismo infantil.