Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

 
Música para todos os ouvidos

O Programa de Música Jacques Klein realiza formação musical de excelência para crianças e adolescentes e atende atualmente 400 crianças. A formação musical funciona como aliada no processo formativo de base, na criação de perspectivas e na expansão de horizontes dessas crianças e adolescentes. São ofertados os cursos de iniciação musical, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, piano e canto coral. São ainda promovidos concertos, projetos de difusão da música clássica pelos bairros de Fortaleza e vários encontros, envolvendo toda a sociedade e impactando milhares de pessoas no nosso estado.

Programa de Música Jacques Klein em Números
400 Alunos 35 apresentações e concertos em 2019
100% alunos matriculados no ensino formal 02 Residências Artísticas
11.345 aulas de música realizadas em 2019 1 Encontro Jacques Klein
04 Palestras Participação em 04 Festivais/ Seminários/ Encontros


Jacques Klein

O programa se inspira na vida e obra do pianista Jacques Klein, natural da cidade de Aracati, no Ceará, que nasceu em 10 de julho de 1930. Em 1953, foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Internacional de Execução Musical de Genebra, na época o mais importante do mundo. Apresentou-se com grandes orquestras, como a Filarmônica de Londres, Filarmônica de Berlim e a Sinfônica de Viena. Em 1959, se apresentou no Carnegie Hall, com a Filarmônica de Nova York, guiada pelo Maestro Eleazar de Carvalho. Dirigiu a Orquestra Sinfônica Brasileira e a Sala Cecília Meireles, além de ter sido professor de grandes nomes da música atual. Pelo infortúnio de sua morte precoce, grande parte de sua bela trajetória musical não chegou ao conhecimento público.

 

Escola de Música

O programa proporciona formação técnica de qualidade aos alunos, fomentando e desenvolvendo a cognição desde a infância até o aprimoramento instrumental e vocal na adolescência, utilizando metodologias as melhores metodologias para o aprendizado coletivo.

Os alunos contam com uma carga horária semanal de atividades divididas em classes de instrumentos (duas vezes semanais), canto coral (uma vez por semana) e prática coletiva (uma vez por semana).  São realizadas avaliações práticas semestrais e o curso se divide em  níveis  Básico, Intermediário e Avançado.

 

Grupos de Referência

Os Grupos de Referência são destinados ao treinamento artístico dos alunos com maior desempenho, a admissão é feita através de audições anuais e esses grupos representam a instituição em eventos institucionais, artísticos e pedagógicos.

 

Orquestra Jacques Klein

Tendo sua principal formação configurada nos instrumentos de cordas, a Orquestra Jacques Klein existe desde 2019 e tem uma extensa história de participações em diversas oportunidades de concertos r apresentações.

Nascida com o intuito de reforçar a formação artística de seus integrantes, este grupo destina sua atuação no cenário artístico de uma forma eclética, buscando desde as apresentações em performances tradicionais até as inovações de movimentos e aparatos cênicos.

Neste sentido, dedica-se a um repertório diversificado, percorrendo desde os clássicos mais conhecidos do grande público, a música popular e a valorização das melodias e ritmos tradicionais do Ceará.

O nome do grupo exprime uma homenagem ao grande pianista brasileiro a Jacques Klein, nascido no interior do Ceará.

 

Coral infanto-juvenil do IBLF

Contemplando a vertente vocal nos grupos artísticos do IBLF, surge em 2014 o Coral Vozes de Iracema e conta com aproximadamente vinte integrantes.

Buscando uma característica eclética, seu repertório passeia por diversas obras de referência da linguagem coral, contemplando a formação artística de seus integrantes, bem como, as manifestações populares de diversas origens, em performances cênicas que auxiliam a comunicação entre coral e público.

 

Pianista

Iniciado em 2016, a formação de pianistas visa aprofundar a prática de execução nos instrumentos de teclas, buscando repertórios e sonoridades que promovam o desempenho técnico-artístico dos educandos.

No repertório, são tocados nomes da música barroca, romântica e contemporânea, como Jean Michel Jarre e Vangelis, renomados compositores de trilhas sonoras que trabalham com texturas e timbres de sintetizadores.

 

Intercâmbios Artísticos 

Residências Artísticas 

As residências artísticas se apresentam como uma grande oportunidade de abrir os horizontes dos alunos.

Em contato com profissionais convidados, a troca de experiência intensiva e o convívio se convertem em poderosas ferramentas de motivação e desenvolvimento, afinal, proporcionam um ambiente propício ao crescimentos.

Com duração mínima de três dias e articuladas entre educadores e convidados, essas oportunidades sempre se encerram com apresentação de um produto, ou seja, a apresentação de um resultado artístico, em forma de concerto ou apresentação.

 

Participação em Festivais, Seminários e Encontros
Incentivar o crescimento ininterrupto e através de diversos caminhos é uma premissa do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, o conhecimento nunca é demais e os alunos do instituto são incentivados a estarem presentes nas diversas manifestações e articulações pedagógicas.

A participação dos alunos em Festivais, Seminários e Encontros é uma forma eficiente de promover esses crescimento, colocando-os em contato com outras metodologias, pensamentos, artistas, professores e espaços, complementando a formação musical que ocorre em sala de aula.

 

Encontro Jacques Klein 

Um dia especialmente criado para a junção de ideias peculiares ao universo da música, visando fortalecer a cadeia da educação musical no Ceará e pensar formas de cooperação entre as instituições que produzem e difundem a música no Estado.

A programação conta com palestra de abertura, várias oficinas, jam session, feira de projetos - na qual é possível uma rica troca de informações entre educandos das diferentes instituições participantes. Ao final do encontro é realizado um grande ensaio aberto com a participação de todos os inscritos numa bela celebração. Participam desse encontro cerca de 100 aprendizes e educadores de ONG’s cearenses, por ano.

 

Palestras e oficinas
O Programa de Música Jacques Klein recebe músicos e professores convidados para a realização de palestras e oficinas com temas relacionados à música, tendo como público alvo os alunos e colaboradores do projeto. Os educadores do programa realizam também palestras ao longo do ano, com temas complementares aos trabalhados em sala de aula.