Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

"Dojo-kun
 Esforçar para formação do caráter
 Conter o espírito de agressão
 Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão
 Respeito acima de tudo
 Criar o intuito de esforço"

Mãos de Guerreiro. Eis a simbologia traduzida no próprio nome do Programa de Karatê Bushi No Te – BSNT, que tem como missão associar a prática das artes marciais a valores como autonomia, inclusão social e cidadania. Entendendo o papel do Karatê como método e doutrina voltados ao desenvolvimento humano e ao aperfeiçoamento do caráter, o programa exerce forte influência sobre os educandos, atrelando à prática esportiva uma formação para a cidadania capaz de apontar novas perspectivas de vida no contexto da desigualdade social. No IBLF, o esporte vai muito além de entretenimento, agindo como ferramenta disciplinar geradora de superação, respeito, dedicação e formação de valores.

2016 foi um ano coroado de grandes feitos para o Karatê no Ceará. A seleção do Estado recebeu o título de vice-campeões da Copa Brasil, em junho, no Rio de Janeiro (RJ) e o de bicampeões no Campeonato Brasileiro, em Salvador (BA), no mês de novembro. O Presidente da Federação Cearense de Karatê Esportivo, Danilo Soares, citou e referenciou o IBLF, que com seu alto nível técnico possui grande parcela de participação nesse sucesso, já que o BSNT foi campeão em todas as competições de nível estadual no decorrer do ano, somando 24 atletas ranqueados em 1º lugar de suas categorias. Um resultado e tanto!

Diante dos resultados alcançados, o programa ganha evidência, fazendo com que a prática esportiva não se limite ao dojô ou a uma técnica de luta. Os treinamentos se aplicam aos aspectos diários da vida dessas crianças e adolescentes, estimulando neles a força de vontade, uma das principais energias do Karatê, a autonomia, o senso de responsabilidade e o crescimento humano. Eis a principal motivação do Bushi No Te: abrir portas e oferecer instrumentos para que seus alunos possam projetar e trilhar caminhos mais prósperos.

Programa de Karatê Bushi No Te em Números
O programa: Realização de: Participação do alunos em:
200 Alunos 2 Exames de Faixa Dangai 2 Encontros de Faixa Preta
1 Turma de Adultos 1 Encontro de Faixa Preta 1 Curso de Kata
1 Equipe de Referência 1 Curso de Kata 7 Cursos de Arbitragem
15 Bolsas Concedidas 1 Curso de Arbitragem 6 Treinos da Seleção Cearense
2 Parcerias Institucionais 1 Seminário Gashuku 5 Campeonatos Estaduais
  1 Copa Bushi No Te 2 Campeonatos Nacionais
 


Escola de Karatê

Esforço e determinação a olhos vistos. O BSNT atende a 200 alunos, com idades entre 4 e 20 anos, por meio de aulas e treinos diários na sede do IBLF. Os atletas se dividem entre turmas baby (4 a 6 anos), infantis (7 a 11 anos), juvenis (12 a 18 anos) e uma turma adulta. Esta última é formada por atletas veteranos e familiares dos alunos atendidos, perfazendo um vínculo necessário para a aproximação com as famílias e a comunidade. Os atletas treinam tanto individualmente quanto em equipe.

Cursos, Encontros e Treinos

Ao longo do ano, o BSNT realiza e participa de cursos e encontros, estimulando a busca de conhecimento entre os alunos e promovendo a troca entre nossos atletas e os atletas de outras agremiações. Em 2016, foram realizados um encontro de faixa preta (participação de 15 atletas BSNT, em junho), um curso de kata (participação de 31 atletas BSNT, em julho) e um curso de arbitragem (agosto) em nossa sede. Participamos ainda de outro encontro de faixa preta realizados pela Escola Asteka (participação de 4 atletas, em setembro) e de 6 cursos de arbitragem (em fevereiro, março, abril, junho, agosto e novembro; dois deles tendo acontecido durante a Copa Brasil – RJ e o Campeonato Brasileiro – BA). Como forma de se preparar para as competições de nível nacional, os atletas da Equipe de Referência participaram também de 6 treinos juntamente com a Seleção Cearense de Karatê, realizados pelos mestre ligados à FCKE.

Equipe de Referência

Quanto mais dedicação, mais oportunidade. Educandos com pelo menos dois anos de vivência de karatê podem buscar uma vaga no grupo, passando a participar de mais treinos e a representar o Bushi No Te em competições nacionais e internacionais. Os atletas da Equipe de Referência podem receber uma bolsa atleta e auxílio transporte.

 

Intercâmbios Esportivos

V Seminário Gashuku

O Seminário Gashuku é uma imersão realizada com o intuito de familiarizar os karatecas com os conceitos do karatê. A ação se prolonga por três dias e é um momento em que os alunos se aprofundam no estudo da arte do karatê e dos métodos de treinos tradicionais, ao lado de mestres, professores e alunos de outras escolas. O evento é realizado em parceria com a Escola Asteka, e contou com a participação de 38 atletas.

Ranking Cearense

Todos os anos a FCKE certifica os atletas campeões em cada uma das 89 categorias existentes, ou seja, aqueles que somaram o maior número de pontos ao longo do ano. É realizada uma festa em homenagem a estes campeões no Ideal Clube, com a presença de toda a comunidade carateca do estado. Em 2016, 24 dos homenageados foram atletas BSNT, que recebeu também o título de campeão geral, tendo ganhado todas as competições realizadas no Ceará ao longo do ano, um feito que há 10 anos não acontecia.

Articulação Institucional

Entendendo a importância do trabalho em rede também no esporte, o BSNT atua em parceria com a Federação Cearense de Karatê e com a Escola Asteka, além de manter uma relação próxima a outras agremiações do estado. O fortalecimento do karatê em nosso estado só é possível através da união dos diferentes atores deste cenário, que são responsáveis por transformar a vida de milhares de crianças, jovens e adultos todos os anos.

 

Campeonatos e Exames de Graduação

Assim como acontece todos os anos, em 2016 foram realizados dois exames de graduação (Dangai) no IBLF, para que os alunos de faixa branca a roxa pudessem acender aos níveis seguintes (até a marrom). A preparação para os exames de mudança de faixa faz parte de uma estratégia pedagógica que visa o fortalecimento da confiança e autoestima dos participantes. Contamos com o apoio da Federação Cearense de Karatê Esportivo para a realização desta atividades, tanto para integrar a banca avaliadora e quanto para conceder as certificações.

Jul/16 – participação de 36 educandos – 100% de aprovação
Dez/16 – participação de 46 educandos – 100% de aprovação

 

Copa Bushi No Te de Karatê Esportivo

A Copa BSNT é o momento de maior celebração que o BSNT proporciona à comunidade desportiva karatedoca. Em 2016, o evento aconteceu no ginásio do Colégio Sete de Setembro, no mês de agosto, novamente com o apoio da FKCE, e contou com a participação de 603 atletas de todo os estado distribuídos em 89 categorias, sendo 135 deles alunos do BSNT. Karatecas de quatro a 60+ anos disputaram medalhas e compartilharam muita energia. Nesta edição foi criado o Prêmio Adriano Picanço, que homenageia pessoas que contribuem para o esporte como ferramenta de transformação social em nosso estado, tendo sido o próprio Adriano Picanço o primeiro a recebe-lo. Foi criado também o Troféu Renshi Djalma Barreto, destinado aos campeões masculino e feminino da categoria The Best, que ganharam além do troféu uma passagem para o Campeonato Brasileiro.