Download http://bigtheme.net/joomla Free Templates Joomla! 3

O Programa Envolver dá apoio aos 600 alunos do instituto e às suas famílias, proporcionando atividades coletivas regulares e atendimentos para o encaminhamento de demandas psico-pedagógico-sociais.

As crianças e adolescentes atendidos são, em sua maioria, de famílias de baixa renda e baixa escolaridade, inseridas em bairros com índices preocupantes de violência, vulnerabilidade e risco social. Considerando esse contexto social, o programa busca envolver os alunos e suas famílias nas ações desenvolvidas pelo IBLF; fortalecer os vínculos familiares, comunitários e sociais; e contribuir para a construção de novas perspectivas de futuro em conjunto. Busca ainda desenvolver ações considerando como valores: o respeito, a autonomia, o empoderamento, o protagonismo, a participação e a vitalidade social. A partir de uma metodologia dinâmica e humanizada, busca-se estimular a educação integral dos alunos, onde a construção de uma sociedade mais justa e a valorização da vida estão em primeiro plano.

O programa possui uma equipe multiprofissional composta por estagiários e profissionais de psicologia, psicopedagogia, pedagogia, serviço social e educação especial, atuando de forma interdisciplinar. É papel da equipe fazer um diagnóstico socioeconômico das comunidades onde o instituto atua e conhecer o perfil das famílias atendidas, por meio da atualização permanente de um cadastro comum a todos os participantes. A equipe busca compreender os conflitos sociais existentes e orientar os alunos e familiares sobre seus direitos e deveres, o acesso a políticas públicas e sociais, bem como às redes de apoio ao cidadão, a fim de que todos os envolvidos possam inteirar-se dos fatores que incidem no processo educativo e nas perspectivas e dinâmicas de vida dos alunos.

O Programa Envolver tem duração permanente, e suas ações se apoiam na Educação Biocêntrica, que valoriza a vida, através do processo de reflexão, diálogo e vivência. Assim, considera que a educação pode ser um viés para a emancipação dos sujeitos, na perspectiva da construção de uma sociedade mais justa e democrática, valorizando o ser humano como sujeito social.

O Envolver, cujo objetivo primordial é formar um elo entre família, educando, escola e IBLF, é de fundamental importância para a potência transformadora de cada programa do Instituto, contribuindo assim com o sucesso de todas as ações em curso. 

Programa Envolver em Números
37 Encontros com as Famílias 05 Visitas de Estudantes para Conhecer o IBLF
21 Articulações Institucionais 08 Saídas Culturais
18 Grupos de Vivência 05 Celebrações de Datas Comemorativas 
07 Encontros de Pais e Mestres 02 Bazares solidários 
06 Conselhos de Classe  

 

Crianças e Adolescentes

Todas as 600 crianças e adolescentes da instituição são acompanhadas pelos profissionais do Programa, que observam o desenvolvimento dentro e fora dos núcleos de ensino, mantendo um contato próximo às famílias e escolas.

 


Acompanhamento das Famílias

É feito um esforço também para garantir que existam vínculos fortes entre a instituição e as famílias atendidas, e para que estas estejam assistidas quanto a seus direitos e também ciente dos seus deveres como responsáveis pelos nossos alunos.

 


Articulação com a Comunidade

Para o instituto o trabalho de excelência com os educandos e famílias só é possível considerando-se o contexto social no qual estão inseridos, por isso, a compreensão sobre a realidade e a diversidade dos territórios onde o instituto atua torna-se indispensável.

 


Monitoramento e Diagnósticos

Organização e sistematização de dados para o diagnóstico, estudo social das famílias e territórios, através de pesquisas e articulação com instituições locais.